Pernambuco.com
Pernambuco.com
Comportamento Por que os gatos gostam tanto de caixas? Os tutores devem saber que uma caixa não passa despercebida pelos felinos. O PEcão conversou com uma especialista para saber de onde surgiu essa simpatia. Confira

Por: Juliana Freire

Publicado em: 24/04/2015 17:05 Atualizado em: 24/04/2015 17:21

Foto: Abcrumley/Flickr/Reprodução
Foto: Abcrumley/Flickr/Reprodução
Para a professora de clínica médica de caninos e felinos do curso de medicina veterinária da UFRPE Roseane Diniz esse comportamento é de origem ancestral. " As caixas estimulam a memória das locas, buracos que os felinos selvagens usavam para parir e deixar os filhotes protegidos do frio, da luz e dos predadores", explica.

As caixas trazem uma sensação de conforto e segurança para os gatinhos já que estão protegidos por todos os lados, por isso eles adoram locais escuros e apertados como embaixo da cama, gavetas e guarda-roupas.  

Cavar buracos para parir é um costume dos felinos em geral. Entre eles, o leão é a única exeção, já que os machos cuidam das crias enquanto as fêmeas habilidosas vão caçar porque a leoa não enfrenta leões, que podem ser os possíveis predadores dos seus filhotes.

Os felinos também gostam de subir em móveis altos porque a posição os fazem lembrar das árvores na natureza, onde subiam para observar os inimigos e o lugar a sua volta.

TAGS: caixa felino gato
Rhaldney Santos entrevista a radiologista Mirela Ávila
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Carlos de Andrade Lima (PSL)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #164 Atrópodos: a importância da quitina
Pernambuco investe R$ 47,2 milhões na agricultura familiar
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco