Acervo
Saúde animal
Como evitar pulgas e carrapatos no seu pet
O tutor deve ficar atento ao corpo e ao comportamento do animal
Publicado: 23/04/2015 às 17:18

Banhos frequentes e dar remédio específico todo mês afastam os parasitas. Foto: Arquivo Pessoal()

De acordo com professora do departamento de medicina veterinária da UFRPE Evilda Lima, os cães portadores de parasitas apresentam alguns sinais facéis de identificar. “Coceira insistente, pele avermelhada e pequenas lesões são alguns dos sintomas de que um cão ou gato está carregando escondido sob seu pelo parasitas como pulgas e carrapatos”, afirma.
O tratamento pode ser feito com sabonetes, xampus, loções, sprays, coleiras e pour-on, aquela pipeta com medicamento que é colocada na nuca do animal, todos anti- pulga e carrapatos. “A eficácia depende muito do princípio ativo utilizado e da resistência a determinados produtos. É preciso estar atento porque muitos podem ser tóxicos”, alerta a professora Evilda.

A assistente financeiro Isabela Alencar, de 32 anos, cuida de sete vira-latas. Todos já tiveram pulgas e carrapatos e estão livres dos parasitas. Mesmo assim, Isabela mantém alguns cuidados. “Continuo dando banhos bem frequentes neles, e uma vez por mês coloco remédio, mesmo sem estarem mais com pulgas nem carrapatos. Além disso, limpo o ambiente com o veneno uma vez por mês também”, conta.
“O tutor deve se lembrar de checar todo o corpo do animal, principalmente a cabeça, as orelhas e entre os dedos. Campos, gramados e jardins são alguns dos ambientes potencialmente contaminados. Quando o contato com esses locais não puder ser evitado, o uso dos preventivos passa a ser a única opção de controle", reforça a veterinária.
Últimas

Mais Lidas
