Diario de Pernambuco
Busca
IA transformando as cidades

Johann Dantas
Presidente da ANCITI - Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras e da Prodam SP

Publicado em: 10/04/2024 03:00 Atualizado em: 10/04/2024 06:13

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI – Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras. Estávamos na pandemia, no início da vacinação, quando Recife compartilhou os códigos de seu recém- lançado aplicativo para agendamento de vacinas com outras cidades do país. Desde então, a troca de experiências e informações entre os gestores de tecnologia das cidades brasileiras não parou mais.  

Embora o uso da tecnologia ainda seja baixo nos mais de 5 mil municípios brasileiros, os resultados do compartilhamento de informações promovido pela ANCITI começam a aparecer. Análises de crédito para empreendedores, criação de planos de negócio e confecção de currículos, que já são realidade em Recife graças ao uso de IA, logo serão adotadas, nos mesmos moldes, por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Londrina. São Paulo, Porto Alegre e Aracajú assinam esta semana, durante o quinto seminário Smart Gov promovido pela ANCITI, na capital sergipana, convênio para troca de informações e tecnologias, inclusive de inteligência artificial. Objetivamente, será possível fazer o intercâmbio de projetos como o diagnóstico de câncer de pele por análise de imagens, que está sendo desenvolvido em Porto Alegre, ou o planejamento das linhas de ônibus por IA, que também evita fraudes no Bilhete Único na capital paulista.

O uso de IA e de outras tecnologias pelos governos municipais ainda esbarra em questões como a falta de legislação específica para a contratação ou desenvolvimento de soluções, além da falta de pessoal especializado. Pesquisa do Gove, um software de relacionamento para governos, aponta que apenas 5% das cidades brasileiras têm acesso a ferramentas de inteligência artificial e mais de 60% das cidades não estão em conformidade com a LGPD. A ANCITI tem ajudado municípios de todo o país a superarem essas barreiras.

Sob a intermediação da Anciti, projetos de IA que beneficiam diretamente os cidadãos, como a assistente virtual Marisol, de Fortaleza, que auxilia na busca por serviços públicos, tendem a ser compartilhados com outras cidades de maneira simples, rápida e sem burocracia. O mesmo vale para projetos que aumentam a agilidade e qualidade dos serviços públicos, como a linha “Pronto”, da prefeitura de São Paulo. São 4 soluções de IA utilizadas para identificar, validar, classificar e preencher documentos, dando celeridade aos processos.

A estrada tecnológica que aumenta a eficiência dos governos e melhora a qualidade de vida da população já começou a ser construída. Seminários como o Smart Gov, além de concursos e encontros que têm acontecido em todo o Brasil, são fundamentais nesse processo e ajudam a disseminar a cultura de cidades inteligentes. Ampliar e revolucionar o ecossistema de inovação das cidades brasileiras para antecipar o futuro no atendimento às demandas dos cidadãos é um caminho sem volta, mas é preciso agilizar esse processo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL