O papa Francisco faleceu no apartamento em que morava na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde viveu desde sua eleição em 2013, informou o serviço de imprensa da Santa Sé.
Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Papa Francisco morreu em seu apartamento da residência de Santa Marta, diz Vaticano
Primeiro papa latino-americano, Jorge Mario Bergoglio faleceu, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos
As causas do falecimento do papa argentino, 88 anos, serão divulgadas "provavelmente" nas próximas horas, após o atestado oficial de óbito, previsto para 15h de Brasília, acrescentou o serviço de imprensa da Santa Sé.
Recentemente, Francisco ficou quase 40 dias internado no hospital Gemelli de Roma, na Itália, para tratar complicações de uma dupla pneumonia, quadro de asma e insuficiência renal. Ele havia recebido alta em 23 de março.
Mesmo com a saúde debilitada, o papa chegou a fazer algumas aparições públicas durante a Páscoa. A morte de Francisco foi confirmada pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", anunciou.
Após o anúncio, fiéis foram à Praça de São Pedro, no Vaticano, para prestar homenagens ao papa.
Líderes mundiais também lamentaram a morte de Francisco. "Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam!", afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto de sete dias.