Acervo
CHUVAS
Tempestade Hermínia causa inundações na Europa
Habitantes da cidade francesa de Rennes foram obrigados a abandonar as suas casas depois das ruas da cidade terem sido atingidas por inundações repentinas
Publicado: 29/01/2025 às 15:01

Homem está em um barco flutuante ao lado de carros estacionados em uma rua inundada em Rennes, oeste da França/Foto: Damien MEYER/AFP
A tempestade Hermínia continua a atravessar parte da Europa após atingir fortemente Portugal e o norte da Espanha, e agora chega à França e a Itália.
Os habitantes da cidade francesa de Rennes foram obrigados a abandonar as suas casas depois das ruas da cidade terem sido atingidas por inundações repentinas. Vários departamentos da França continuam sob alerta meteorológico vermelho, incluindo Ille-et-Vilaine.
Já as regiões italianas da Toscana e da Ligúria foram particularmente afetadas, com cheias que inundaram também as passagens subterrâneas da cidade de Florença.
As intensas rajadas de vento provocaram ainda o desmoronamento de um muro em Genova. As equipes dos bombeiros realizaram buscas nos escombros para se certificarem de que não havia ninguém preso debaixo dele. E um deslizamento de terras bloqueou uma estrada entre Busalla e Mignanego.
Em Portugal, depois da tempestade Hermínia ter causado as piores inundações dos últimos 40 anos são esperados mais episódios de chuva forte hoje e na quinta-feira (30), que aumentarão o nível de inundações nas regiões já afetadas, devido à tempestade Ivo.
Segundo a meteorologia, o novo temporal deve trazer ondas que podem atingir até 22 metros e a previsão são rajadas de ventos de 168 quilômetros por hora. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para o agravamento do estado do mar em Portugal e colocou sete distritos sob aviso vermelho, o mais grave, por causa da agitação marítima. Os portos das cidades ficarão fechados a toda a navegação.