EUROPA
Ursula Von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia
Conservadora alemã conseguiu conquistar 401 votos, sendo necessários 361 votos no Parlamento Europeu para ser reeleita a presidente da CE
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 18/07/2024 12:26
Ursula von der Leyen comemora após ser reeleita para um segundo mandato no Parlamento Europeu (Foto: FREDERICK FLORIN / AFP ) |
Nesta quinta-feira, em Estrasburgo, a conservadora alemã Ursula von der Leyen conseguiu conquistar 401 votos, sendo necessários 361 votos no Parlamento Europeu, para ser reeleita a presidente da Comissão Europeia (CE).
"O resultado é muito melhor do que na eleição de 2019. Não posso começar sem expressar o quanto estou grata pela confiança da maioria do Parlamento Europeu, com 401 votos a favor. Lembram-se da última vez, em que houve oito votos acima da maioria necessária, mas desta vez o resultado foi muito melhor", agradeceu von der Leyen.
Para a líder da CE, o resultado envia uma forte mensagem de confiança, sendo agora o momento na escolha da nova equipe de comissários para os próximos cinco anos. Nas próximas semanas os líderes da União Europeia (UE) também receberão de von der Leyen o pedido para que proponham os nomes de um homem e de uma mulher como candidatos, assim como em 2019. "Sendo que a única exceção, tal como da última vez, é quando há um comissário em exercício nesse Estado. A escolha da equipe de comissários vai começar em meados de agosto com as entrevistas aos candidatos”, acrescentou.
Na corrida para este segundo mandato no cargo, von der Leyen prometeu ampliar o bloco europeu como uma prioridade fundamental e rejeitar a polarização extrema das sociedades européias, não permitindo que demagogos e extremistas destruam a UE.
Depois da vitória na eleição, a presidente da Comissão Europeia destacou que a UE terá um novo pacto industrial, com o objetivo de em 2035 eliminar as emissões de CO2 e realizar mudanças em relação à política dos automóveis para comportar combustíveis verdes. Além disso, anunciou a intenção de criar uma vice-presidência para coordenar a competitividade e prosperidade, promover menos burocracia e ainda ter três novas pastas de comissários europeus, um para a Defesa, outro para gerir as migrações e um voltado para a Habitação.
A reeleição de von der Leyen ocorre logo apos a nomeação de António Costa para o Conselho Europeu e Kaja Kallas como chefe da diplomacia europeia.
"Muitos parabéns a Ursula von der Leyen pela sua reeleição no Parlamento Europeu, com base numa maioria muito abrangente. É uma boa notícia para a Europa e para os europeus", saudou Costa.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que também foi reeleita para o cargo, congratulou Von der Leyen pela sua merecida reeleição. "É um testemunho da sua forte liderança e valores inabaláveis %u200B%u200Bem tempos difíceis. A Europa permanece forte e está pronta", afirmou Metsola.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS