Diario de Pernambuco
Busca

ACIDENTE

William Anders, astronauta autor da primeira foto da Terra vista da Lua, morre em acidente aéreo

Anders pilotava um avião de pequeno porte que caiu na costa do estado de Washington, nos Estados Unidos
Por: AFP

Publicado em: 08/06/2024 08:50 | Atualizado em: 08/06/2024 09:32

Anders morreu aos 90 anos (foto: Reprodução/X)
Anders morreu aos 90 anos (foto: Reprodução/X)

William Anders, o ex-astronauta americano que capturou a histórica foto da Terra no espaço há mais de 55 anos, morreu em um acidente de avião na sexta-feira (7), aos 90 anos, anunciou sua família. 

 

Anders pilotava um avião de pequeno porte que caiu na costa do estado de Washington na manhã de sexta-feira, disse seu filho à imprensa americana. Ele estava sozinho na aeronave.

 

O xerife Eric Peter informou à AFP que equipes estavam realizando buscas na área, mas ainda não encontraram nenhum corpo.

 

 

 

Membro da missão Apollo 8 em dezembro de 1968, Anders se tornou um dos primeiros humanos a chegar à Lua, junto com os americanos Frank Borman e James Lovell. 

 

A tripulação orbitou o astro dez vezes sem pousar, antes de retornar com sucesso à Terra em 27 de dezembro daquele ano. 

 

Em uma das órbitas lunares, Anders capturou uma foto da Terra azul brilhante em meio a vasta escuridão do espaço, com a superfície de crateras da Lua em primeiro plano.

 

Conhecida como "Earthrise", a fotografia frequentemente aparece em listas de imagens históricas importantes e foi incluída no livro "100 Fotografias que Mudaram o Mundo", da Life Magazine.  

 

"Em 1968, durante a Apollo 8, Bill Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar", escreveu o diretor da Nasa, Bill Nelson, na rede social X. 

 

"Ele viajou até os limites da Lua e ajudou todos nós a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos falta dele", acrescentou Nelson.

 

Nascido em 17 de outubro de 1933 em Hong Kong, Anders se formou na Academia Naval dos Estados Unidos e mais tarde obteve o título de mestre em engenharia nuclear. 

 

Após seu período como astronauta, ocupou vários cargos governamentais relacionados à tecnologia, tornando-se notavelmente o primeiro presidente da Comissão Reguladora Nuclear (NRC, na sigla em inglês)e mais tarde servindo como embaixador dos EUA na Noruega.

 

Dos membros da Apollo 8, apenas Lovell ainda está vivo.