Clouds26° / 28° C

EUROPA

Primeiro-ministro belga se demite após derrota nas eleições

Alexander de Croo admitiu que o desfecho não era o que esperava, mas que não vai fugir às suas responsabilidades

Publicado em: 10/06/2024 14:31

Alexander de Croo, primeiro-ministro da Bélgica (Foto: ANDREW HARNIK / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Alexander de Croo, primeiro-ministro da Bélgica (Foto: ANDREW HARNIK / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
O primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, renunciou ao cargo após o seu partido (Open VLD, liberal) ter sido derrotado nas eleições nacionais.
 
De Croo felicitou os vencedores destas eleições, o partido político nacionalista de direita Nova Aliança Flamenga, o de extrema-direita Vlaams Belang e o social-democrata Vooruit e os amigos do Movimento Reformador, partido liberal francófono. 
 
Já o Open VLD, o Partido dos Liberais e Democratas Flamengos, do primeiro-ministro, ficou com apenas sete deputados, menos cinco e a nona representação no parlamento belga. No entanto, o Les Engagés, Centro Democrático Humanista, registrou a maior alta, com 15 deputados, mais 10 do que anteriormente.

De Croo admitiu que o desfecho não era o que esperava, mas que não vai fugir às suas responsabilidades. "Vou me concentrar totalmente nos assuntos atuais e preparar tudo para uma boa transmissão ao meu sucessor ou sucessores. Para nós, é particularmente difícil, perdemos. Mas os liberais são fortes, voltaremos", declarou, acrescentando ainda que considerou o resultado um fracasso pessoal.
 
Os eleitores belgas foram no domingo às urnas para escolherem os deputados para o Parlamento Europeu, além também dos deputados para o Parlamento regional e federal.
Com os resultados das eleições na Bélgica fica em aberto longas negociações para formar um governo.
Tags: eleições | bélgica |

Mais notícias