Clouds28° / 29° C

GUERRA

Netanyahu acusa Washington de reter armas para Israel

Primeiro-ministro israelense sugeriu que ação norte-americana atrasa a ofensiva israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza

Publicado em: 19/06/2024 16:01

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
 (Foto: AFP)
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Foto: AFP)
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a Casa Branca está retendo o fornecimento de armas destinadas o seu país, fez críticas ao presidente norte-americano, Joe Biden, e ainda sugeriu que isso atrasa a ofensiva israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
 
"É inconcebível que, nos últimos meses, a administração Biden tenha retido armas e munições para Israel. Dêem-nos as ferramentas e terminaremos o serviço muito mais depressa” alegou.
 
Netanyahu também revelou que na última visita a Tel Aviv do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, este confirmou que seriam colocados obstáculos à venda de armas para Israel. Blinken não admitiu a fala e apenas comentou que a única pausa que atrasou a entrega de um determinado tipo de bombas pesadas desde maio se deveu a preocupações com a morte de civis em Gaza, mas que esta sendo revisto um fornecimento único de 3.500 bombas.
 
Já o site de notícias norte-americano Axios e a mídia de Israel noticiaram que Washington, após as acusações de Netanyahu, decidiu cancelar uma reunião com as autoridades israelenses, cuja pauta era o Irã.
 
"Em termos gerais, não sabemos do que é que ele está falando. Simplesmente não sabemos. Os EUA mantêm discussões construtivas com Israel sobre uma pausa no envio de bombas pesadas e essa é a única transferência de armamento que está atrasada", declarou Karine Jean-Pierre, assessora da Casa Branca.
Tags: guerra | gaza | eua | israel |

Mais notícias