Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Grupo Houthis diz que vai direcionar ataques ao Mediterrâneo

Desde novembro que os Huthis lançam ataques em direção ao mar Vermelho, em apoio aos palestinos de Gaza e também para infligir danos econômicos a Israel

O grupo rebelde dos Houthis, apoiado pelo Irã, controla grande parte do Iêmen

O líder Abdul-Malik al-Houthi do grupo Houthis, do Iêmen, afirmou hoje ter ordenado esta semana a realização de um ataque também no Mediterrâneo, sendo a primeira ação do movimento xiita neste mar.

"Durante esta semana foram efetuadas oito operações com 15 mísseis e drones, dirigidas ao mar Vermelho, golfo de Aden e mar Arábico, e um em direção ao Mediterrâneo", garantiu Al-Houthi num discurso transmitido pela televisão, mas sem fornecer mais detalhes ou especificar o objetivo do ataque no Mediterrâneo.  
 
Desde novembro que os Huthis, que contam com o apoio do Irã, lançam ataques em direção ao mar Vermelho, em apoio aos palestinos da Faixa de Gaza e também para infligir danos econômicos a Israel. As ofensivas constantes do grupo têm causado riscos e prejuízos ao comércio marítimo mundial.
 
Além disso, os Houthis anunciaram recentemente uma ampliação das suas operações no oceano Índico e declararam que irão atacar qualquer navio israelita que se dirija a um porto de Israel ou possua alguma ligação com o Estado judaico.
 
“O grupo já atacou um total de 119 embarcações associadas aos inimigos israelitas, norte-americanos e britânicos" disse Al-Houthi.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco