Clouds27° / 28° C

ABALO SÍSMICO

Terremoto de magnitude 6 atinge o Japão

Abalo ocorreu com o epicentro a 40 quilômetros de profundidade ao largo da costa da província de Fukushima e chegou a ser sentido na capital Tóquio

Publicado em: 04/04/2024 14:53 | Atualizado em: 04/04/2024 15:22

Japão fica no chamado Anel de Fogo, a zona sísmica mais ativa do mundo (Foto: Roméo A./Unsplash)
Japão fica no chamado Anel de Fogo, a zona sísmica mais ativa do mundo (Foto: Roméo A./Unsplash)
Um terremoto de magnitude 6 na escala de Richter atingiu hoje uma grande área do leste do Japão, com epicentro na costa de Fukushima, mas sem ativar o alerta de tsunami nem causar danos significativos relatados até o momento.
 
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo ocorreu com o epicentro a 40 quilômetros de profundidade ao largo da costa da província de Fukushima e o tremor chegou a ser sentido na capital Tóquio.
 
A empresa que opera a central desativada de Fukushima Daiichi, TEPCO, anunciou que não houve nenhuma anomalia detectada no complexo da central, que sofreu um desastre nuclear devido a um terremoto e tsunami em março de 2011.
 
De acordo também com a empresa Tohoku Electric Power, não foi também registrada qualquer incidente na central nuclear de Onagawa, na região vizinha de Miyagi, ou nos níveis de radiação nas áreas próximas.
 
O abalo ainda levou a empresa ferroviária JR East a suspender as operações do comboio rápido de Tohoku, que liga a capital Tóquio à cidade de Sendai, no nordeste do Japão, devido à interrupção no fornecimento de energia.
 
O terremoto de hoje no Japão acontece um dia após o abalo de magnitude 7,4 ter atingido Taiwan, deixando notificados até o momento nove mortos e 1.050 feridos, levando à ativação de alertas de tsunami nas ilhas do arquipélago de Okinawa, a sudoeste do Japão, em Taiwan e nas Filipinas.
 
O Japão fica no chamado Anel de Fogo, a zona sísmica mais ativa do mundo, e sofre sismos com relativa frequência, por isso a infraestrutura é especialmente desenhada para resistir a eles.
 
Recentemente a península de Noto, uma zona rural e remota no centro do arquipélago japonês, sofreu um terremoto de magnitude 7,5 em janeiro e causou mais de 240 vítimas mortais devido ao desabamento de casas antigas.
Tags: japão | terremoto |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua