Diario de Pernambuco
Busca

ESPAÇO

Eclipse solar total ao vivo: assista ao fenômeno neste 8 de abril

Veja como assistir o eclipse solar total ao vivo na internet

Publicado em: 08/04/2024 11:42 | Atualizado em: 08/04/2024 14:56

 (Foto: Ivan PISARENKO, Gilles CLARENNE / AFPTV / AFP)
Foto: Ivan PISARENKO, Gilles CLARENNE / AFPTV / AFP

 

Nesta segunda-feira (8), acontecerá um eclipse solar total. Diferente do fenômeno, que foi visto do Brasil em outubro de 2023, desta vez os brasileiros só poderão observar o eclipse através da internet.

 

O eclipse total poderá ser visto da América do Norte, no Canadá, Estados Unidos e México. O evento poderá ser observado parcialmente em quase toda América Central e parte da Europa Ocidental. A América do Sul não está na trajetória do Eclipse. 

 

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. 

 

Segundo o site de astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52 (horário de Brasília). 

 

Tendo em vista que a próxima vez que o Brasil poderá presenciar um eclipse será apenas em agosto de 2045, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo, com início às 12h30 (horário de Brasília), no Youtube. 

 

Assista ao Eclipse solar total ao vivo

 

 

Próximos eventos astronômicos 

Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Porém, o eclipse solar total só será visto pelos brasileiros em 12 de agosto de 2045. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.

 

Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará no dia 8 a Super Lua Nova; e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador. 

 

Segundo a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI) – os eclipses da Lua ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra. Sol, Terra e Lua estão alinhados ou quase alinhados, nessa ordem.

 

“Uma diferença bem interessante entre o eclipse da lua e do eclipse do sol é a seguinte: eclipse da Lua é visível para quem está vendo a Lua e o eclipse do Sol é visível somente em uma região da Terra”, diz Josina.

 

*Com informações da Agência Brasil. 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.