Diario de Pernambuco
Busca

MODA

Morre o estilista francês Claude Montana, conhecido como o 'Rei das Ombreiras'

O francês tinha 76 anos. As silhuetas ousadas de Claude Montana ajudaram a definir o estilo dos anos 1980

Publicado em: 23/02/2024 16:46

Estilista deixou sua marca na história da alta-costura (foto: Pierre GUILLAUD / AFP)
Estilista deixou sua marca na história da alta-costura (foto: Pierre GUILLAUD / AFP)

O estilista Claude Montana morreu, nesta sexta-feira (23), aos 76. Nos últimos anos, ele estava afastado da moda, mas a partir da década de 1970 deixou uma marca na história da alta-costura. As quebras de padrões da moda fizeram do francês um nome determinante na construção da estética dos anos 1980. Anunciado pela Agência France Presse, o falecimento não teve a causa revelada.

 

Os designs revolucionários e a abordagem ousada de Montana conquistaram admiradores em todo o mundo, especialmente com a marca homônima, fundada em 1979 e que o elevou à alta sociedade parisiense na década seguinte. Socialites da capital francesa se encantaram pelo exagero de seus desenhos e os incorporaram rapidamente ao vestuário.

 

Com o sucesso, o designer recebeu uma proposta da Dior para se tornar diretor artístico, mas ele recusou o trabalho. A escolha foi pela Lanvin, que buscava alguém para revitalizar as coleções. A atuação de Claude Montana na marca francesa rendeu consecutivamente dois prêmios Dedal de Ouro, a mais alta distinção da alta-costura.

 

 

Confira as informações completas na coluna Ilca Maria Estevão, no Metrópoles

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.