° / °

Acervo
CLIMA

Colômbia sofre com temperatura recorde e incêndios pelo país

A Defesa Civil colombiana registrou seis incêndios em todo o país, três deles ativos, um em Bogotá e dois na região de Vichada, na fronteira com a Venezuela

Publicado: 24/01/2024 às 14:31

Graves incêndios florestais se deflagaram em várias regiões da Colômbia/Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Graves incêndios florestais se deflagaram em várias regiões da Colômbia/Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

As autoridades da Colômbia declararam que o país enfrenta uma onda de calor e seca sem precedentes devido ao fenômeno El Niño e em várias regiões se deflagraram graves incêndios florestais. 

A Defesa Civil colombiana registrou seis incêndios em todo o país, três deles ativos, um na capital, Bogotá, e dois na região de Vichada, na fronteira com a Venezuela.

De acordo com a diretora do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM) colombiano, Ghisliane Echeverry, nove municípios do norte, centro e leste do país registraram temperaturas recorde de até 40°, 4 graus Celsius. "Os nossos registros nacionais de monitorizarão da temperatura mostram níveis recorde. As alterações climáticas são uma realidade no nosso país. Temos de agir agora", alertou Echeverry.

O Ministério do Meio Ambiente da Colômbia também comunicou que o fogo já consumiu um quarto do Paramo de Santurban, um ecossistema fundamental para o ciclo da água na área de Santander 

Na capital Bogotá, a cordilheira que faz fronteira com a cidade a leste está em chamas desde segunda-feira, provocando uma coluna de fumaça. "Os ventos espalharam o fogo para uma área maior, aproximadamente 12 hectares", afirmou Carlos Fernando Galan, presidente da Câmara de Bogotá. “Há uma deterioração significativa da qualidade do ar nesta cidade de cerca de oito milhões de habitantes”, advertiu o Ministério do Meio Ambiente.

Segundo dados oficiais, entre 03 de novembro e 20 de janeiro, já foram notificados pelo menos 237 incêndios no país, mais de 50 só este ano. São 883 dos 1.101 municípios da Colômbia que se encontra com alerta de incêndio e mais de metade (582) em alerta vermelho.

Recentemente o presidente colombiano, Gustavo Petro, avisou que o país estava em "alerta vermelho" para o que "poderá ser o ano mais quente da história da humanidade”.
Mais de Acervo