Diario de Pernambuco
Busca

RESOLUÇÃO

Aprovada resolução de ajuda humanitária a Gaza pelo Conselho de Segurança da ONU

Ao todo 13 países votaram a favor; a Rússia e os Estados Unidos se abstiveram

Publicado em: 22/12/2023 16:36

Resolução foi aprovada nesta sexta-feira (22) (foto: ONU/Reprodução )
Resolução foi aprovada nesta sexta-feira (22) (foto: ONU/Reprodução )

A resolução dos Emirados Árabes Unidos sobre o fornecimento de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza foi aprovada nesta sexta-feira (22) pelo Conselho de Segurança da Organização das nações Unidas. Ao todo 13 países votaram a favor. A Rússia e os Estados Unidos se abstiveram.

 

A resolução, para além de pedir a aceleração da entrada de ajuda humanitária em Gaza, pretende também que sejam dados "passos urgentes na criação de condições para uma cessação sustentável das hostilidades". Da versão inicial constava apenas a palavra 'cessação', e um projeto de alteração da Rússia, que pretendia a utilização do termo 'suspensão', mas foi vetado pelos EUA.
 
A resolução proposta pelos Emirados Árabes Unidos exige ainda a libertação dos reféns e a entrada de combustível suficiente em Gaza que permita satisfazer as necessidades humanitárias no enclave palestino.
 
 
Além disso, o texto aprovado pede ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que nomeie um oficial para supervisionar a entrega da ajuda e solicita que o mesmo crie um mecanismo das Nações Unidas para apressar o fornecimento da ajuda.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.