Diario de Pernambuco
Busca

UCRÂNIA

Zelensky fez visita surpresa à sede da OTAN e pediu ajuda para enfrentar o inverno

Na ocasião, o presidente ucraniano reiterou a importância de continuar a ajuda ao seu país para acabar com a invasão russa

Publicado em: 11/10/2023 14:22 | Atualizado em: 11/10/2023 14:22

Volodymyr Zelensky participou da reunião de ministros da Defesa dos países da OTAN (Foto: AFP)
Volodymyr Zelensky participou da reunião de ministros da Defesa dos países da OTAN (Foto: AFP)
Em uma visita surpresa e inédita à sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bruxelas, na Bélgica, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou da reunião de ministros da Defesa dos países da Aliança militar.

Zelensky reiterou a importância de continuar a ajuda ao seu país para acabar com a invasão russa e disse que o seu país precisa também do apoio dos aliados para que a Ucrânia possa sobreviver às baixas temperaturas no inverno. "Caros amigos, temos de ganhar a batalha do inverno contra o terror", declarou o líder ucraniano.

O secretário de Estado da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, garantiu que os Estados Unidos estão prontos a dar toda a ajuda necessária e anunciou, inclusive, um novo aporte militar de 200 milhões de dólares. “Esta ajuda visa fortalecer o sistema de defesa antiaéreo do país, algo importante antes do inverno”, afirmou Austin.

Além disso, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ainda disse que o combate da Ucrânia é o combate da Aliança, apesar de que todos os parceiros sabem que os EUA são a chave do combate contra Moscou, já que o país fornece mais de metade da ajuda financeira e militar a Kiev.
Tags: ucrania | zelensky | otan | ajuda | inverno |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.