EUROPA

Geórgia acusa contraespionagem da Ucrânia de tentativa de golpe de Estado

O Serviço Nacional de Segurança da Geórgia disse que Georgi Lortkipanidze conspirava para 'derrubar violentamente o governo' com a cumplicidade de um Estado estrangeiro

Publicado em: 18/09/2023 17:16

Por outro lado, o governo da Geórgia é acusado de cooperação com o Kremlin (Foto: Vano Shlamov/AFP)
Por outro lado, o governo da Geórgia é acusado de cooperação com o Kremlin (Foto: Vano Shlamov/AFP)
A Geórgia acusou nesta segunda-feira (18) Georgi Lortkipanidze, chefe-adjunto da contraespionagem militar ucraniana, de preparar um golpe de Estado para derrubar o governo do país do Cáucaso, num momento em que se agravam as relações entre Kiev e Tbilissi. 

O Serviço Nacional de Segurança da Geórgia disse que Lortkipanidze conspirava para ‘derrubar violentamente o governo’ com a cumplicidade de um Estado estrangeiro.

A Segurança Nacional da Geórgia também afirmou que um antigo guarda-costas do ex-presidente Mikheil Saakachvili, que anteriormente ocupou cargos oficiais na Ucrânia, é um dos cúmplices dos georgianos que combatem as tropas russas em território ucraniano. “Algumas destas pessoas são treinadas perto da fronteira entre a Ucrânia e a Polônia", diz o Serviço Nacional de Segurança da Geórgia. 

De acordo com um comunicado oficial, o alegado plano previa manifestações antigovernamentais na capital Tbilisi em outubro e dezembro, datas em que devem ser publicadas as próximas avaliações dos progressos da Geórgia no processo de adesão à União Europeia (UE).

Por outro lado, o governo da Geórgia é acusado de cooperação com o Kremlin, apesar do destacamento de forças russas nas regiões separatistas da Abcásia e da Ossétia do Sul desde a invasão de Moscou que aconteceu em 2008.

Em julho, Kiev convocou o embaixador da Geórgia, acusando Tbilisi de torturar na prisão Mikheil Saakachvili, também cidadão ucraniano e conselheiro do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.