Acervo
TRAGÉDIA
Incêndios se alastram no Canadá
A fusão de dois incêndios, na região de Shuswap, a 500 quilômetros de Vancouver, cobre mais de 41 mil hectares
Publicado: 23/08/2023 às 13:13

Os ventos de norte favoreceram a propagação destas chamas, que já destruíram diversos edifícios/Foto: Darren Hull/AFP
Segundo os bombeiros da província da Colúmbia Britânica, no Canadá, os incêndios se alastram agora para o oeste do país, onde dois grandes fogos se fundiram, enquanto milhares de residentes continuam a se deslocar para outras regiões.
A fusão dos dois incêndios, na região de Shuswap, a 500 quilômetros de Vancouver, cobre mais de 41 mil hectares. Nessa província, cerca de 35 mil famílias receberam ordem das autoridades para abandonarem as suas casas. O governo da Colúmbia Britânica já declarou estado de emergência, devido às centenas de incêndios isolados que estão ativos na região.
Os ventos de norte favoreceram a propagação destas chamas, que já destruíram diversos edifícios nesta área turística. A cidade de Kelowna, com aproximadamente 150 mil habitantes, para onde milhares de pessoas tiveram de ser deslocadas, continua envolta numa fumaça densa, visível a mais de 100 quilômetros.
O Canadá atravessar um período recorde de incêndios florestais e desde o início do ano foram queimados 14 milhões de hectares, aproximadamente o tamanho da Grécia, e 168 mil habitantes precisaram ser deslocados.
Incêndio na Grécia ultrapassa as fronteiras
Os incêndios florestais que tomam conta da Grécia se expandiram para o seu país vizinho, a Turquia. Os bombeiros turcos tentam controlar o fogo de um incêndio florestal, na província fronteiriça de Çanakkale.
Em Çanakkale, nove aldeias foram evacuadas. Mais de 1.500 hectares já arderam e 48 pessoas tiveram de ser socorridas por causa da intoxicação pela fumaça.
O incêndio obrigou também à suspensão do tráfego marítimo no estreito de Dardanelos. Cerca de trinta navios tiveram de interromper a viagem.