Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais

Publicado em: 31/03/2023 10:31 | Atualizado em: 31/03/2023 10:41

 (Foto: Eva Marie Uzcategui/AFP)
Foto: Eva Marie Uzcategui/AFP
Em 247 anos de república, 46 homens ocuparam o cargo mais alto dos Estados Unidos. Donald Trump tornou-se, ontem, o primeiro ex-presidente da história a ser indiciado formalmente. "Nesta noite, entramos em contato com o advogado do senhor Trump para coordenar sua apresentação ao Escritório da Promotoria Distrital de Nova York, onde será informado das acusações (...), que permanecem em sigilo", anunciou um porta-voz de Alvin Bragg, procurador do Distrito de Manhattan. O jornal The New York Times informou, no início da noite (em Brasília), que o grande júri de Nova York havia votado pelo indiciamento do magnata. Minutos depois, a notícia foi confirmada por vários veículos da mídia. Em tom desafiador, Trump divulgou comunicado em que denuncia "a perseguição política e interferência eleitoral do mais alto nível na história". 

"Tenho certeza de que esta caça às bruxas vai se voltar violentamente contra Joe Biden. O povo americano percebe exatamente o que os democratas radicais de esquerda estão fazendo aqui", declarou o ex-presidente. Não faltaram críticas ao promotor responsável pelo indiciamento. 

Por e-mail, Roland Riopelle, ex-procurador federal para o Distrito Sul de Nova York, destacou que a notícia é "sem precedentes" na história norte-americano e prevê que ela dominará a mídia por algum tempo. No entanto, ele não acredita que o indiciamento surta grande impacto político sobre Trump. "Os seguidores do ex-presidente permanecerão leais a ele. Trump ainda poderá ser nomeado pelo Partido Republicano como candidato às eleições de 2024", disse ao Correio. Ele alerta, porém, que a decisão da Justiça reduzirá as chances de um retorno à Casa Branca. 

Historiador político da Universidade Brown (em Rhode Island) e discípulo do falecido brasilianista Thomas Skidmore, James Naylor Green explicou que Trump deverá ser indicado em outros três casos criminais. "Daqui a pouco, creio que a Geórgia tomará a mesma medida, por acusações de fraude eleitoral. Também há as investigações sobre a apropriação de documentos e a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021", afirmou.

Green também aposta que a base eleitoral republicana manterá apoio a Trump. "Ele seguirá a candidatura à Presidência dos EUA, por acreditar que esta será sua melhor proteção. O setor anti-Trump, dentro do Partido Republicano, não deverá criticá-lo. É possível que ele seja candidato republicano mesmo indiciado", antevê. O especialista avalia que o indiciamento transmite a mensagem de vulnerabilidade do ex-presidente. "Indica que ele pode ser processado e condenado."

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.