Diario de Pernambuco
Busca

PAPA

Papa se recupera no hospital e visita crianças internadas

Por: AFP

Publicado em: 31/03/2023 18:01

 (Crédito: Reprodução/Vaticannews)
Crédito: Reprodução/Vaticannews
O papa Francisco, que deixará o hospital no sábado (1º) após três dias de tratamento por uma bronquite, fez uma visita surpresa nesta sexta-feira (31) ao departamento de oncologia pediátrica do centro médico romano onde está internado. 

O jesuíta argentino, de 86 anos, levou ovos de chocolate, rosários e livros para crianças com câncer à tarde, na véspera do início da Semana Santa, informou o Vaticano, que divulgou fotos e um vídeo do encontro. 

Durante a visita, que durou cerca de 30 minutos, ele batizou um recém-nascido. Na foto, o papa aparece sorrindo, apoiado em um andador, borrifando água benta na cabeça do bebê. 

O pontífice se encontra em melhor estado de saúde e terá alta no sábado. Portanto, poderá presidir a missa de Ramos no domingo, na Praça de São Pedro, indicou o Vaticano.

"A equipe médica que acompanha o papa Francisco confirmou sua saída no sábado após analisar os resultados dos exames feitos hoje", detalhou o comunicado do Vaticano. 

"O retorno de Sua Santidade a Santa Marta (sua residência no Vaticano) está previsto para amanhã, após os resultados dos últimos exames", anunciou o diretor da Secretaria de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado.

"O papa Francisco jantou pizza com aqueles que o assistem nestes dias de internação: médicos, enfermeiras, auxiliares e pessoal da gendarmeria vaticana", informou Bruni, um detalhe curioso para reiterar o clima tranquilizador a respeito do estado de saúde do líder da Igreja Católica.

Francisco recebe tratamento com antibiótico contra uma bronquite infecciosa, que produziu "os efeitos esperados com uma melhora considerável", acrescentou o porta-voz.

Na quinta-feira, dia seguinte à internação, o Vaticano indicou que o estado de saúde estava melhorando e que o papa havia retornado ao trabalho.

O Vaticano confirmou oficialmente a participação do papa nas celebrações da Semana Santa, começando pela missa do Domingo de Ramos, dia 2 de abril, que marca o início das celebrações.

Como em outras ocasiões e devido a se deslocar em cadeira de rodas por dores em um joelho, Francisco apenas presidirá as cerimônias, que serão celebradas por cardeais.

Um papa com dores
Francisco, que tem problemas crônicos de saúde e utiliza uma cadeira de rodas devido às dores em um joelho, está hospitalizado no quarto particular reservado aos pontífices no 10º andar do hospital universitário Gemelli, onde João Paulo II foi internado diversas vezes durante seu pontificado(1978-2005).

Francisco foi submetido na quarta-feira a exames médicos, depois de sofrer "dificuldades respiratórias" nos dias anteriores. Os exames mostraram uma infecção respiratória, que levou à internação, informou um porta-voz da Santa Sé.

A hospitalização pegou a opinião pública de surpresa, já que, na quarta-feira, o pontífice participou, normalmente, da tradicional audiência geral na Praça de São Pedro. Durante o evento, permaneceu sorridente e acenou para os fiéis do "papamóvel".

O chefe da Igreja Católica permaneceu internado por vários dias no hospital Gemelli, em julho de 2021 para uma cirurgia no cólon. Francisco afirmou que a operação deixou "sequelas" devido à anestesia e, por isso, descartou se submeter a uma nova intervenção no joelho. 

Os problemas médicos o obrigaram a cancelar várias audiências em 2022 e a adiar uma viagem à África, o que levantou questionamentos sobre uma possível renúncia. 

Francisco sempre deixou em aberto a possibilidade de seguir o exemplo de seu antecessor, Bento XVI(falecido em 2022), que renunciou ao cargo em 2013. Mas suas mensagens sobre o tema são ambivalentes.

Em julho de 2022, disse que poderia "se afastar", mas, em fevereiro, afirmou que a renúncia de um papa "não deveria se tornar uma moda" e que a ideia "não estava em sua agenda no momento".

O pontífice é atendido com frequência por uma equipe de médicos e enfermeiros, no Vaticano, ou durante suas viagens.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.