Diario de Pernambuco
Busca

HAITI

ONU aponta mais de 530 mortos em violência de gangues no Haiti desde janeiro

Por: AFP

Publicado em: 21/03/2023 08:54

 (Foto: Richard Pierrin / AFP)
Foto: Richard Pierrin / AFP
Mais 530 pessoas foram mortas, muitas por franco-atiradores, e quase 280 sequestradas por gangues que atuam impunemente no Haiti, informou o Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos nesta terça-feira (21).

De janeiro a 15 de março, "531 pessoas morreram, 300 ficaram feridas e 277 foram sequestradas em incidentes relacionados a gangues que ocorreram principalmente na capital, Porto Príncipe", disse Marta Hurtado, porta-voz da organização, a repórteres em Genebra.

Somente nas duas primeiras semanas de março, confrontos entre gangues resultaram em pelo menos 208 mortos, 164 feridos e 101 sequestros.

"A maioria das vítimas foi morta ou ferida por franco-atiradores que supostamente atiraram aleatoriamente nas pessoas em suas casas ou na rua", disse a porta-voz. 

O Escritório de Direitos Humanos da ONU está muito preocupado com a violência no Haiti, onde "os confrontos entre gangues são cada vez mais violentos e frequentes", disse Hurtado. 

Segundo a ONU, as gangues estão tentando ampliar seu controle territorial na capital e em outras regiões atacando pessoas que vivem em áreas controladas por seus rivais.
Tags: onu | conflito | haiti |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.