Diario de Pernambuco
Busca

COMBATES

Ucrânia inicia retirada de civis em Donetsk

Publicado em: 02/08/2022 14:25 | Atualizado em: 02/08/2022 16:03

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
O governo da Ucrânia começou nesta terça-feira (2) a “retirada obrigatória” da população de Donetsk após os combates terem se intensificado na região leste do país. Segundo Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra ucraniana e responsável pela reintegração dos territórios ocupados, declarou que a primeira leva do transporte dos cidadãos foi com idosos, crianças, mulheres e indivíduos com problemas de mobilidade. 
 
O portal oficial Ukrinform informou que este comboio deve chegar amanhã (3) cidade de Kropyvnytskyi. Vereshchuk ressaltou que Kiev garante a segurança aos deslocados e a recolocação em zonas protegidas.  Também está prevista a transferência de demais cidadãos ucranianos para Lviv e outras localidades ao oeste do país onde estão sendo organizados alojamentos para acolhê-los. 
 
Recentemente o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já havia apelado aos habitantes para se retirarem de Donetsk, porque muitos se negam a abandonar a região, e assegurando assistência no deslocamento e ainda apóio econômico. “Confiem em mim”, afirmou Zelensky.
Na semana passada, o chefe da administração militar da Ucrânia em Donetsk, Pavlo Kyrylenko, comunicou que devido aos ataques russos morreram 662 pessoas e 1711 ficaram feridas, em julho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários