Diario de Pernambuco
Busca

TRAGÉDIA

Surto de violência deixa pelo menos 13 mortos no norte da Síria

Por: AFP

Publicado em: 19/08/2022 11:14

 (Foto: Bakr ALKASEM / AFP)
Foto: Bakr ALKASEM / AFP
Pelo menos 13 pessoas morreram em dois incidentes separados em um surto de violência ao longo da fronteira norte da Síria com a Turquia, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) nesta sexta-feira (19).

Os ataques ocorrem em um cenário de tensões crescentes entre as Forças Democráticas Sírias (FDS), lideradas pelos curdos e apoiadas pelo regime, e as forças turcas. 

As vítimas morreram em dois incidentes distintos: uma em Al-Bab, área controlada por facções sírias leais à Turquia no nordeste de Aleppo; e outra perto de Hassakeh, no nordeste do país, sob controle das FDS. 

Em Al-Bab, "fogos de artilharia de forças pró-regime em um mercado mataram nove civis, incluindo crianças, e feriram outros 30", disse o SOHR na manhã de sexta-feira. 

O porta-voz das FDS, Farhad Shami, disse que suas forças "não têm nada a ver" com o ataque. 

Um correspondente da AFP viu moradores e equipes de resgate se esforçarem para retirar os feridos em meio a barracas de frutas e vegetais destruídas. 

Em Hassakeh, a administração autônoma curda informou nesta sexta-feira que um bombardeio turco "matou quatro crianças e feriu outras 11" ao atingir "um centro fechado para menores à noite". O OSDH confirmou os números. 

A Turquia ameaça uma ofensiva desde maio contra as forças curdas que controlam grande parte do nordeste da Síria, envolvidas em uma guerra que deixou meio milhão de mortos e milhões de refugiados e deslocados desde 2011. 

Desde julho, drones turcos atacam áreas controladas pelas FDS, consideradas "terroristas" por Ancara, segundo o OSDH e representantes turcos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.