Diario de Pernambuco
Busca

CHINA

China alerta os EUA para cancelar visita de Nancy Pelosi a Taiwan

Publicado em: 19/07/2022 14:30

 (crédito: AFP/GREG BAKER)
crédito: AFP/GREG BAKER
Nesta terça-feira (19) o representante oficial da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, declarou em uma coletiva à imprensa que a China insta os Estados Unidos a desistirem da visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, por considerar esta visita uma violação grave ao princípio de Uma Só China. “A China exige que os EUA cumpram firmemente o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos, não organizem a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA Nancy Pelosi a Taiwan, rompam quaisquer contatos oficiais com Taiwan e deixem de criar fatores de tensão no estreito de Taiwan”, afirmou Lijian.
 
Além disso, o representante do Ministério das Relações Exteriores da China acrescentou que, caso Washington siga agindo assim, não levando em conta a opinião de Pequim, a China certamente tomará medidas decisivas para proteger a sua soberania nacional e integridade territorial. “A responsabilidade total por todas as consequências caberá aos Estados Unidos”, ressaltou.
 
De acordo com Zhao Lijian, o governo chinês também já alertou inúmeras vezes que quaisquer contatos oficiais entre representantes norte-americanos com Taiwan são inaceitáveis e destacou que uma visita de Pelosi à ilha irá afetar seriamente a base política das relações entre Pequim e Washington, e que pode ainda estar sinalizando equivocadamente às forças que se manifestem a favor da independência do território. “Os EUA têm sistematicamente violado a soberania da República Popular da China, minando a política de Uma Só China”, disse o líder chinês, Xi Jinping.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários