Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

FEMINICÍDIO

Brasileira é morta a facadas pelo marido nos Estados Unidos

Publicado em: 20/07/2022 10:35

 (Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay)
Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay
Neiriane Pereira Silva, de 30 anos, mineira de Coroaci, Região do Rio Doce, foi assassinada pelo marido a facadas. O crime aconteceu no apartamento onde moravam, em Framingham, próximo a Boston, nos Estados Unidos. Vizinhos resolveram chamar a polícia após verem manchas de sangue pela escada do prédio. Seguindo os rastros de sangue, chegaram até o apartamento do casal no terceiro andar.

A família iniciou uma campanha nas redes sociais para tentar trazer o corpo de volta ao Brasil. Os recursos estão sendo arrecadados através de uma chave PIX, 057.582.686.07, em nome de Vanderli Andrade Barbosa.

De acordo com autoridades locais, o marido, Edvardo Gomes da Silva (que também é de Coroaci), de 40 anos, tentou se matar após cometer o crime, pois assim que a polícia chegou, ambos estavam feridos. Ele foi socorrido, levado ao hospital e, logo após, foi preso em flagrante.

A vítima foi levada às pressas para o hospital mais próximo, mas não resistiu. O casal tem uma filha de 12 anos, que não estava em casa no momento do crime, e ficará sob tutela de um tio.


O que é feminicídio?

Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.

Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.

O que diz a Lei do Feminicídio?
 
Art. 121, parágrafo 2º, inciso VI
"Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I - violência doméstica e familiar;
II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher."

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco