Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

Pentágono diz que China é o principal desafio dos EUA

Publicado em: 10/06/2021 17:48

 (Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. Foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. Foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, determinou uma ordem interna no Pentágono para que os esforços do órgão estejam centrados na tarefa de combater a China, que é classificada como o desafio número um do governo norte-americano. "Agora é a vez de o departamento começar a trabalhar", garantiu Austin na publicação emitida pela Casa Branca.

No entanto, de acordo com o documento, muitas das iniciativas para instar a abordagem contra a potência asiática irão permanecer secretas, porém o Pentágono apontou que algumas delas possuem como objetivo somente reforçar a cooperação com os aliados de Washington, sobretudo na região Indo-Pacífico, assim como buscar acelerar o desenvolvimento de novos conceitos em todos os territórios. O secretário de Defesa ainda declarou que será acelerado o modelo de ações militares por meio das fases de experimento e criação de protótipos. Em fevereiro o presidente dos EUA Joe Biden também já havia estabelecido rever a estratégia nacional em relação a Pequim, com a previsão de mais exercícios militares com os aliados dos EUA.

Além disso, durante um evento online do Centro Para uma Nova Segurança dos EUA, a subsecretária de Defesa norte-americana, Kathleen Hicks, afirmou que a China "é cada vez mais competitiva e tem uma capacidade única de desafiar o sistema internacional e os interesses norte-americanos".

Para o ano que vem Biden demandou que sejam elevados os recursos destinados ao orçamento da Defesa, no qual definiu a marca de US$ 715 milhões (R$ 3,613 bilhões).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.