Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RELAÇÕES

UA pede libertação imediata das autoridades de transição no Mali

Por: AFP

Publicado em: 25/05/2021 10:22

 (Foto: Ludovic Marin/AFP)
Foto: Ludovic Marin/AFP
O presidente em exercício da União Africana (UA), o chefe de Estado da República Democrática do Congo Félix Tshisekedi, exigiu nesta terça-feira (25) a "libertação imediata e incondicional" das autoridades de transição detidas pelos militares no Mali.

Tshisekedi "tomou conhecimento com consternação da detenção no Mali do presidente de transição, Bah Ndaw, e de seu primeiro-ministro, Moctar Ouane, por parte de militares", afirmou em um comunicado a presidência da RDC.

O presidente pró-tempore da UA "exige a libertação imediata e incondicional das personalidades detidas, condena energicamente qualquer ação que busque desestabilizar o Mali e pede a moderação a todos os envolvidos".

Detidos na segunda-feira (24), o presidente e o primeiro-ministro de transição do Mali passaram a noite sob custódio dos militares, em um campo do exército nas proximidades de Bamako.

A detenção aconteceu depois da formação de um novo governo de transição, que não teria convencido os militares, que derrubaram em agosto de 2020 o presidente eleito democraticamente Ibrahim Boubacar Keita.

Na mudança, os militares ficaram com ministérios estratégicos que já controlavam no governo, mas dois líderes golpistas, o ex-ministro da Defesa Sadio Camara e o ex-ministro da Segurança Modibo Kone, foram excluídos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu na segunda-feira (24) a "libertação incondicional" dos dirigentes malineses, um pedido similar ao da União Europeia, que chamou as detenções de "sequestro".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco