Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RELAÇÕES

Talibãs prometem 'ambiente seguro' no Afeganistão para humanitários

Por: AFP

Publicado em: 25/05/2021 09:11

 (Foto: Jewel Samad/AFP)
Foto: Jewel Samad/AFP
Os talibãs prometeram nesta terça-feira (25) um "ambiente seguro" para os diplomatas estrangeiros, depois que a Austrália anunciou que fechará sua embaixada no Afeganistão por crescentes temores sobre a segurança com a retirada das tropas americanas.

"O Emirado Islâmico do Afeganistão garante a todos os diplomatas e aos funcionários das organizações humanitárias que (os talibãs) não representarão nenhuma ameaça para eles", afirmou o porta-voz dos talibãs, Mohammad Naeem, à AFP.

"Ofereceremos um ambiente seguro para suas atividades", completou.

A Austrália fechará sua embaixada no Afeganistão nos próximos dias, anunciou o primeiro-ministro Scott Morrison, alegando um "ambiente de crescente incerteza em termos de segurança".

As tropas americanas devem sair do Afeganistão até 11 de setembro, 20º aniversário dos ataques da Al-Qaeda que provocaram a ocupação do país.

O governo e os serviços de segurança do Afeganistão permanecem frágeis, apesar da ajuda internacional recebida durante duas décadas para fortalecer sua capacidade, e não está claro como funcionarão sem o apoio das forças americanas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco