Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

REINO UNIDO

Motoristas da Uber poderão ser representados por sindicato no Reino Unido

Publicado em: 26/05/2021 19:18

 (Foto: Arquivo/AFP)
Foto: Arquivo/AFP
A Uber anunciou nesta quarta-feira (26) um acordo "histórico" com o sindicato britânico GMB para a representação de 70 mil motoristas da gigante norte-americana do transporte de passageiros no Reino Unido.

"A Uber e o GMB vão unir forças para melhorar os padrões de trabalho flexível no setor", disse o grupo dos Estados Unidos em um comunicado. "Por meio de um acordo de negociação coletiva, o sindicato representará os motoristas em todo o Reino Unido", afirma o texto.

Os trabalhadores "terão a liberdade de escolher se, quando e para onde dirigir (pela Uber), e terão a opção de serem representados pelo GMB", acrescentou.

Como parte do acordo, o GMB e a Uber irão negociar salário mínimo, férias remuneradas, planos de aposentadoria e outros aspectos como cobertura de saúde e segurança do motorista.

"Este grande acordo entre GMB e Uber pode significar um primeiro passo em direção a condições de trabalho mais justas para milhões de pessoas", disse Mick Rix, chefe nacional do GMB, que representa os interesses de 620 mil trabalhadores no país.

"Embora Uber e GMB não pareçam aliados à primeira vista, sempre concordamos que os motoristas são a prioridade", declarou Jamie Heywood, um dos chefes europeus da Uber.

A Uber já reconheceu em março o status de trabalhadores assalariados de seus 70 mil motoristas no Reino Unido, com direito a um salário mínimo e férias pagas, uma inovação mundial para a empresa, que até então considerava esses motoristas como autônomos.

Assim, a plataforma reagiu rapidamente depois que a Suprema Corte rejeitou seus argumentos a respeito do tema.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede medidas para frear abusos sexuais nas instituições católicas
Manhã na Clube: entrevistas com Frederico França, Johann Wolfgang Schneider e Marcelle Penha
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco