Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIPLOMACIA

Israel convoca embaixador da França, após declarações de ministro

Por: AFP

Publicado em: 27/05/2021 13:47

 (No domingo, o chanceler Jean-Yves Le Drian advertiu para o "risco de Apartheid", se não houver um Estado palestino coexistindo com Israel. Foto: Ludovic MARIN / AFP)
No domingo, o chanceler Jean-Yves Le Drian advertiu para o "risco de Apartheid", se não houver um Estado palestino coexistindo com Israel. Foto: Ludovic MARIN / AFP
O Ministério israelense das Relações Exteriores convocou nesta quinta-feira (27) o embaixador da França no país, Eric Danon, após declarações do chanceler Jean-Yves Le Drian, que mencionou o "risco de Apartheid" em Israel - informou o porta-voz do órgão.

No domingo, Le Drian advertiu para o "risco de Apartheid", se não houver um Estado palestino coexistindo com Israel.

O chefe da diplomacia israelense, Gabi Ashkenazy, disse ao embaixador francês que as declarações do ministro eram "inaceitáveis e sem fundamento".

A Chancelaria de Israel disse esperar que, "entre amigos, não se fale de modo irresponsável, para não fortalecer os extremismos, as ações antissemitas e anti-israelenses" no exterior, segundo seu porta-voz, Lior Haiat.

Na declaração de domingo, Le Drian afirma que, caso "se chegue a uma solução diferente da solução de dois Estados, haverá ingredientes para um Apartheid que vai durar muito tempo". "O risco de Apartheid é forte, se você continua caminhando para a lógica de um Estado, ou de um 'status quo'", avaliou o ministro francês.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco