Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

EPIDEMIA

Índia declara epidemia por infecção fúngica

Publicado em: 24/05/2021 18:41

 (Foto: Money Sharma/AFP)
Foto: Money Sharma/AFP
Nesta segunda-feira (24), as autoridades governamentais de Jammu e Caxemira, região administrada pela Índia, anunciaram uma epidemia de mucormicose. A medida foi decidida logo após a primeira morte por mucormicose, uma infecção provocada por fungos que afeta principalmente os olhos. O paciente de 40 anos, que havia se recuperado da Covid, morreu semana passada nessa área por causa do fungo negro. As autoridades de Jammu e Caxemira ainda estabeleceram o recolher obrigatório até ao final do mês.

Diante da situação, o governo indiano pediu antecipadamente que todos os estados do país para declararem esta infecção fúngica como epidemia, assim como a obrigação de comunicarem sobre todos os casos confirmados e suspeitos. Já na semana passada, os estados indianos Rajastão e Telangana também informaram à população que a infecção de fungo negro foi declarada como epidemia, depois do registro de mais uma centena de casos de mucormicose. 

Os principais sintomas da infecção são a dor e vermelhidão em torno dos olhos e nariz, enxaquecas, febre e tosse, além de dificuldades respiratórias, vômitos com sangue e até mesmo alterações no estado mental. De acordo com especialistas, o "fungo negro" teria surgido como efeito colateral em pacientes com Covid que receberam suporte de oxigênio por meio de cilindros de oxigênio medicinal líquido ou concentradores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco