Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

EMA aprova vacina da Pfizer/BioNTech em pessoas mais jovens

Publicado em: 28/05/2021 17:11 | Atualizado em: 28/05/2021 17:21

 (Foto: JOE RAEDLE/Getty Images/AFP)
Foto: JOE RAEDLE/Getty Images/AFP
Nesta sexta-feira (28), a Agência Européia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou a aprovação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para uso em jovens entre 12 a 15 anos. De acordo com a EMA são necessárias duas doses nesta faixa etária e precisam ser administradas com um intervalo de ao menos três semanas. A partir de então, segundo o órgão, compete agora aos Estados individuais que compõem a UE determinar se e quando disponibilizar a vacina a estes adolescentes. A imunização de crianças e jovens é considerada pelos especialistas um das etapas críticas para se atingir a chamada "imunidade do rebanho" e controlar a pandemia.

A Comirnaty, nome comercial do imunizante desenvolvido pelo laboratório americano Pfizer e pela alemã BioNTech, só tinha anteriormente autorizado a aplicação a partir dos 16 anos. No entanto, com a realização de um amplo estudo clínico que já estava em curso para avaliar sua segurança e eficácia em jovens de 12 a 15 anos pode permitir, estender sua autorização de comercialização a essa faixa etária.

Entretanto, a questão tem gerado debates sobre o assunto porque muitos especialistas se dizem preocupados devido ao fato do fornecimento de vacinas a pessoas mais jovens em países ricos acentuar as desigualdades globais na distribuição, uma vez que indivíduos mais velhos e vulneráveis ainda aguardam pelas doses em inúmeras partes do mundo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco