Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO

Comitê de especialistas da Noruega recomenda não aprovar AstraZeneca e J&J

Por: AFP

Publicado em: 10/05/2021 11:44 | Atualizado em: 10/05/2021 12:28

 (Foto: Yamil Lage/AFP)
Foto: Yamil Lage/AFP
Um comitê de especialistas instalado pelo governo norueguês se pronunciou, nesta segunda-feira (10), contra a autorização das vacinas anticovid da AstraZeneca e da Johnson & Johnson (J&J), devido ao risco de efeitos colaterais graves, embora raros.

"Nós não recomendamos o uso das vacinas de vetores virais no programa nacional de vacinação", declarou o presidente do comitê, Lars Vorland, ao entregar seu relatório.

"É, certamente, por causa dos efeitos colaterais graves" observados em uma ínfima parte das pessoas que receberam estas vacinas, acrescentou Vorland.

O ministro da Saúde, Bent Høie, que recebeu o relatório, não divulgou a posição do governo.

Em 11 de março, a Noruega suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca para estudar em detalhe seus efeitos colaterais - raros, mas potencialmente graves.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendaram que se continue a usar a vacina da AstraZeneca, considerando que seus benefícios superam os riscos.

A vacina da americana J&J, que não foi enviada para a Noruega, também provocou raros casos de trombose nos Estados Unidos.

Até agora, a Dinamarca é o único país que renunciou, oficialmente, ao uso das vacinas da AstraZeneca e da J&J.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.