Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Biden pede aos serviços de inteligência relatório em 90 dias sobre origem da Covid-19

Por: AFP

Publicado em: 26/05/2021 14:20 | Atualizado em: 26/05/2021 15:06

 (Foto: MICHAEL DANTAS / AFP)
Foto: MICHAEL DANTAS / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou nesta quarta-feira (26) que as agências de inteligência de seu país o informem nos próximos três meses se a Covid-19 surgiu na China de uma fonte animal ou de um acidente de laboratório.

As agências devem "redobrar seus esforços para coletar e analisar as informações que podem nos aproximar de uma conclusão definitiva e apresentar um relatório em 90 dias", disse Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Segundo Biden, atualmente as agências estão divididas sobre as duas hipóteses a respeito do vírus que varreu o planeta, matando mais de 3,4 milhões de pessoas, um número que os especialistas dizem ser certamente subestimado. 

A ordem de Biden aumenta a controvérsia crescente sobre como o vírus surgiu pela primeira vez: pelo contato com animais em um mercado em Wuhan, no centro da China, ou pela fuga do coronavírus de um laboratório de pesquisa da cidade.

A resposta tem enormes implicações tanto para a China, que afirma não ser responsável pela pandemia, quanto para a política dos Estados Unidos, onde a teoria do laboratório foi usada pelos  republicanos para atacar Pequim.

Biden informou que em março solicitou um relatório sobre as origens do vírus para descobrir "se ele surgiu do contato humano com um animal infectado ou de um acidente de laboratório". 

"Até o momento, a comunidade de inteligência americana tem se concentrado em dois cenários prováveis, mas não chegou a uma conclusão definitiva sobre esta questão", disse ele.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco