Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CLIMA

União Europeia firmou acordo climático antes da Cúpula do Clima

Publicado em: 22/04/2021 16:27

 (Foto: JOHANNA GERON / POOL / AFP)
Foto: JOHANNA GERON / POOL / AFP
Segundo reportagem publicada ontem (21) pela agência AP News, a União Européia (EU) decidiu fechar um acordo climático provisório antes mesmo da realização da Cúpula do Clima organizada pelos EUA, que acontecesse nesta quinta-feira (22). O acordo temporário tem como finalidade tornar o bloco neutro para o clima até 2050, com os Estados-membros e o Parlamento concordando com novas metas de emissões de carbono. "Nosso compromisso político de nos tornarmos o primeiro continente neutro para o clima até 2050 também é um compromisso legal. A lei climática coloca a UE em um caminho verde por uma geração", declarou a presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen.  

Além disso, a União Européia ainda irá se comprometer com uma meta intermediária de redução das emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030. Inicialmente, o objetivo era de 40%, entretanto sob a pressão de evidências crescentes das mudanças climáticas e de um eleitorado mais ambientalmente consciente, foi aumentada, apesar do legislador da UE deseje uma meta maior de 60%. "Já era tempo, já que a Europa tem de mostrar onde está, tendo em vista os desenvolvimentos positivos nos EUA e na China", disse Peter Liese, membro do Parlamento europeu.

Com essa resolução feita um dia antes da Cúpula do Clima, a UE afirma que pode estar abrindo caminho para os Estados Unidos com sua decisão, e interpreta Washington como um "irmão mais novo" da Europa. "Os EUA não são nossos irmãos mais velhos no que diz respeito ao clima. Somos o irmão ou a irmã mais velha. Então, eles serão realmente encorajados por isso, serão pressionados. Eles precisarão entregar quando virem o que realizamos", pontuou a eurodeputada Jytte Guteland.

O planejamento tanto de Washington quanto de Bruxelas é se tornarem "neutros em carbono" até a metade do século, um plano veementemente defendido e aspirado pelos cientistas e que precisa ser alcançado para evitar que as temperaturas globais médias subam acima de 2 graus Celsius até o ano 2100.
TAGS: cupula | clima | ue |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Equipamento desenvolvido pela UFPE elimina o coronavírus de ambientes de forma automatizada
ONU marca reunião para discutir a crise no Oriente Médio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/05
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco