Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

Rússia retalia os EUA e vai expulsar diplomatas norte-americanos

Publicado em: 16/04/2021 19:34

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Nesta sexta-feira (16), o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante coletiva à imprensa, comunicou que Moscou irá expulsar diplomatas dos Estados Unidos do país em resposta as novas sanções tomadas por Washington contra a Rússia.

Segundo o chanceler, ao todo, dez norte-americanos serão convidados a se retirar do território russo. "Dez diplomatas foram incluídos na lista que nos foi enviada com um pedido de saída. Responderemos a essa medida na mesma moeda. Também ofereceremos a dez diplomatas americanos na Rússia que deixem nosso país", afirmou Lavrov.

Também, de acordo, com o ministro, o Kremlin recomendou ao embaixador americano na Rússia, John Sullivan, que volte para a Washington a fim de realizar "sérias consultas" com o governo dos EUA.

Ontem (15), a Casa Branca declarou a expulsão de dez membros da missão diplomática russa em Washington, assim como adotou sanções contra 32 entidades e indivíduos da Rússia, em represália a supostas tentativas de desinformação e interferência nas eleições presidenciais de 2020 dos EUA por parte de Moscou. %u200B"Se nossa troca de cortesias continuar pediremos aos americanos que alinhem o número de seus diplomatas que lidam com questões bilaterais na Rússia com o número de nossos funcionários na embaixada e nos dois consulados gerais", disse Lavrov.

Sergei Lavrov acrescentou que a Rússia teria cerca de 300 funcionários atuando em sua embaixada e nos consulados nos Estados Unidos, enquanto outros 150 trabalham na missão russa nas Nações Unidas, sediada em Nova York. E os EUA, por sua vez, empregariam 450 diplomatas em sua embaixada e consulados na Rússia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.