Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DECISÃO

Partido governista sofre derrota em eleição para governadores na Bolívia

Por: AFP

Publicado em: 15/04/2021 18:43

 (Foto: Juan Carlos Cisneros/AFP)
Foto: Juan Carlos Cisneros/AFP
O governista Movimento ao Socialismo (MAS) da Bolívia, do ex-presidente Evo Morales, perdeu as eleições de governadores em quatro departamentos do país para diferentes forças da oposição, informou a autoridade eleitoral nesta quinta-feira (15), após apurar quase 100% dos votos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou informações atualizadas sobre o segundo turno, realizado no último domingo nas regiões de La Paz, Chuquisaca (sudeste), Pando (norte) e Tarija (sul). O primeiro turno foi realizado em 7 de março.

O candidato do MAS, Franklin Flores, obteve 44,77% dos votos em La Paz, a praça eleitoral mais valorizada pela população e por peso político, diante da opositora indígena Santos Quispe com 55,23%, depois de 99,96% dos votos processados.

Em Tarija, região produtora de gás do sul do país, o governista Álvaro Ruiz alcançou 45,56% dos votos contra o adversário de centro-direita Oscar Montes, com 54,44%, na contagem oficial de 100%.

Em Chuquisaca, Juan Carlos León, do MAS, obteve 42,68% contra o líder quéchua Damián Condori com 57,32%, após apurados 100% dos votos.

E em Pando, o governante Miguel Becerra somou 45,32% dos votos, contra o opositor Regis Richter, com 54,68%, após contabilizadas 99,51% das cédulas.

No primeiro turno, o partido governista venceu nos departamentos de Cochabamba (centro), Oruro (oeste) e Potosí (sudoeste), e perdeu em Santa Cruz (leste) e Beni (nordeste).

Assim que o TSE processar todos os dados, divulgará os resultados finais sobre os nove governadores e prefeitos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Resumo da semana: briga por terceira via em 2022, adeus a Paulo Gustavo e vacinação de gestantes
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco