Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

OMS afirma que a Covid pode ser transmitida de humanos para animais

Publicado em: 05/04/2021 19:00 | Atualizado em: 05/04/2021 19:41

 (Foto: JOAQUIN SARMIENTO / AFP)
Foto: JOAQUIN SARMIENTO / AFP
Nesta segunda-feira (5), a representante russa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Melita Vujnovic, declarou que existe mesmo a possibilidade de contágio do novo coronavírus de humanos para animais e, por isso recomendou que as pessoas enquanto estiverem infectadas se mantenham afastadas deles.

Para a OMS, a transmissão da Covid pode se dar de humanos para diversas espécies, dentre as quais, cães, gatos, leões, tigres entre outros. Entretanto, inúmeras pesquisas ainda estão em andamento para se saber se demais espécies possam ser receptivas ao vírus. "O vírus Covid-19 se espalha principalmente através da transmissão de pessoa para pessoa, mas há evidências de transmissão de pessoa para animal, pois é um vírus zoonótico. Vários animais, incluindo visons, cães, gatos, leões, tigres, martes e cães-guaxinim, que entraram em contato com pessoas infectadas, tiveram resultados positivos para Covid-19. O processo de estudar o efeito do vírus em outras espécies de animais está em andamento", informou Vujnovic.

No entanto, Melita Vujnovic garantiu também que um "hospedeiro intermediário" ainda não foi propriamente identificado. De acordo com a representante russa da OMS, é essencial ter conhecimento quais são os animais mais suscetíveis ao vírus, com o intuito de encontrar outros depósitos em outras espécies em potencial e, assim poder evitar surtos futuros.

"Atualmente, é recomendado que pessoas com Covid-19 limitem o contato com animais de estimação e outros animais. À medida que os vírus se movem entre as populações de humanos e animais, modificações genéticas do vírus podem ocorrer e essas mudanças podem ter consequências para a doença que infecta humanos", disse Vuljnovic.

No dia 29 de março, a Organização Mundial da Saúde anunciou que é bastante provável que o vírus tenha passado de animais para humanos, destacando que possivelmente foi procedente de morcegos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco