Diario de Pernambuco
Busca

MONARQUIA

Imprensa da Jordânia acata ordem de silêncio sobre suposto complô contra o rei

Por: AFP

Publicado em: 07/04/2021 12:02

 (Foto: KHALIL MAZRAAWI)
Foto: KHALIL MAZRAAWI
O suposto complô contra a monarquia jordaniana, protagonizado pelo príncipe Hamza, meio-irmão do rei Abdullah II, desapareceu completamente da imprensa local nesta quarta-feira (7), um dia depois de uma ordem que proibiu a publicação de informações sobre a investigação do caso.

Em uma tentativa de acabar com o episódio inédito na história do reino, que abalou profundamente os jordanianos, o procurador de Amã, Hassan al Abdalat, proibiu na terça-feira (6) a publicação de qualquer informação relativa à investigação "dos serviços de segurança sobre o príncipe Hamza e outros".

Depois de ocupar durante três dias as manchetes, os jornais não publicaram nada nesta quarta-feira (7/4)  sobre o "complô" para desestabilizar o trono nem fizeram qualquer referência sobre "a camarilha" que tentou abalar a segurança do reino. Tampouco mencionaram a detenção dos supostos conspiradores.

A visita do chanceler saudita Faisal Bin Farhan, que transmitiu uma mensagem de apoio do rei Salman, a proibição de informar sobre o tema e a epidemia de Covid-19 eram os principais temas dos jornais.

Para Mustafah al-Riyalat, chefe de redação do jornal estatal Ad-Dustour, o silêncio da imprensa se justifica porque o assuntou "chegou ao fim".

"Graças a Deus as coisas voltaram ao normal", declarou à AFP.

"Todos os jordanianos agora estão tranquilos, como se nada tivesse acontecido", completou para explicar o silêncio da imprensa, embora admita que esta não é a única razão.

"Existe a decisão do procurador de proibir a publicação de qualquer assunto relacionado com o príncipe Hamza", disse.

"Também de publicar sobre os detidos. Devemos esperar um anúncio oficial sobre o tema antes de publicar", explicou.

O príncipe Hamza negou as acusações das autoridades sobre sua participação em uma tentativa de sedição e na segunda-feira (5) anunciou que era leal ao rei Abdullah II.

"Uma solução foi alcançada dentro da família real", opinou Ahmed Awad, diretor do Centro Phenix de Estudos Econômicos e Informáticos.

"Mas a verdadeira crise política não terminou e continuará até que sejam adotadas reformas democráticas", completou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.