Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Expectativa de vida registra queda de quase dois anos na Rússia por pandemia

Por: AFP

Publicado em: 27/04/2021 13:25

 (Foto: Alexander NEMENOV / AFP)
Foto: Alexander NEMENOV / AFP
A expectativa de vida dos russos caiu quase dois anos em 2020 devido à pandemia de Covid-19, de acordo com as estatísticas do ministério da Saúde.

Desde 2003, este indicador aumentou progressivamente até alcançar 73,3 anos em 2019, antes da queda brusca a 71,5 anos entre janeiro e dezembro de 2020. 

O ministério explica que a diminuição é explicada por um excesso de mortes provocadas pela Covid-19, que representa um dos maiores desafios do sistema de saúde russo.

Em meados de abril, o ministro da Saúde, Mikhai Murashko, admitiu que a pandemia teve "consequências demográficas negativas" e provocou uma redução da expectativa de vida. 

Na semana passada, o presidente Vladimir Putin fixou a meta de alcançar uma expectativa de vida de 78 anos até 2030, ao mesmo tempo que descreveu a situação demográfica do país como "alarmante". 

O ministério da Saúde também confirmou que em 2020 o país registrou um aumento da mortalidade de 17,9% na comparação com o ano anterior.

O governo russo é acusado de minimizar as consequências da epidemia, contabilizando apenas as mortes que têm como causa principal, confirmada por autopsia, o coronavírus.

Em fevereiro, a agência estatística russa, Rosstat, informou que o país teve mais de 224.000 mortes relacionadas com o vírus, enquanto o governo registra oficialmente apenas 108.588 óbitos por Covid-19.
TAGS: vida | de | expectativa | russia | covid | pandemia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Resumo da semana: briga por terceira via em 2022, adeus a Paulo Gustavo e vacinação de gestantes
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco