Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIPLOMACIA

Chanceler russo diz que EUA pressiona o Brasil sobre a vacina Sputnik V

Publicado em: 28/04/2021 18:24

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Em entrevista a agência de notícias Sputnik, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o Brasil na questão referente à aprovação da vacina Sputnik V. O chanceler acrescentou o fato de os EUA terem confirmado que estão fazendo esforços em relação ao Brasil para este rejeitar o imunizante russo e comentou não estar surpreendido. "Não estou surpreendido com isso. Os norte-americanos não se acanham de estar fazendo este trabalho. Eles não estão escondendo isso", destacou Lavrov.

Lavrov também garantiu que a administração anterior da Casa Branca fez algo semelhante, quando o então Secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo viajou pela África e apelou publicamente nas coletivas de imprensa a seus colegas para não cooperarem e negociarem com a Rússia e China, porque estes países "têm objetivos egoístas", enquanto os americanos negociam com os países africanos "para o bem dos povos".

Para o ministro, no Brasil surgiu agora um movimento contra esta privação. %u201CE se os norte-americanos admitiram que estão por trás deste resultado, então, é porque são fiéis à sua lógica de que tudo é permitido para eles e já não se acanham de dizer isso publicamente", afirmou Lavrov.

O chanceler da Rússia ainda relembrou que o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que estava ocorrendo uma nova guerra, com a China e a Rússia usando a vacina como arma e ferramenta de propaganda. "Mas agora tudo isso está passando, recuando para o segundo plano. Já a Alemanha, inclusive a chanceler Merkel, está falando seriamente que é possível usar a vacina russa. Não vamos forçar ninguém a fazê-lo. Acredito que a vida colocará tudo em seu lugar", concluiu o ministro russo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro nas eleições de 2022
Manhã na Clube - Entrevista com Humberto Costa e Thiago do Vale da Apac
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco