Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

POLÍTICA

Biden atrasa plano para aumentar admissões de refugiados nos EUA

Por: AFP

Publicado em: 16/04/2021 16:06

 (Foto: JIM WATSON / AFP)
Foto: JIM WATSON / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atrasou um plano para aumentar o número de refugiados admitidos no país e manteve um limite historicamente baixo de 15.000 pessoas, informou nesta sexta-feira (16) um alto funcionário que falou com condição de anonimato.

Biden prometeu aumentar este limite para receber até 60.000 pessoas, mas vai manter o limite estabelecido pelo seu antecessor Donald Trump devido às necessidades de "reformular" este programa e enfrentar as complicações da pandemia, acrescentou o funcionário. 

A fonte não especificou quando as portas serão abertas para mais refugiados, mas afirmou que não será logo. 

O sistema de admissões de Trump "estava ainda mais dizimado do que pensávamos, o que requer uma reformulação maior se quisermos reconstruí-lo para chegar aos números que nos comprometemos", acrescentou. 

"Esta reconstrução está em andamento e vai nos permitir sustentar um aumento do número de admissões nos próximos anos", disse o alto funcionário. 

O presidente da Comissão das Relações Exteriores do Senado, o democrata Bob Menéndez, criticou que a Casa Branca "não só dificultou o número de refugiados permitidos a entrarem no país, mas também impediu que o Departamento de Estado admita pessoas aprovadas que esperam".

Menéndez descreveu o número de 15.000 como "assustadoramente baixo". 

"Em um momento em que enfrentamos a maior crise de refugiados da história, com 29,6 milhões de refugiados em todo o mundo, a realocação é uma ferramenta que entrega proteção às pessoas que fogem da perseguição", acrescentou. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco