Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RACISMO

Bailarina negra que denunciou racismo no Balé de Berlim renova contrato

Por: AFP

Publicado em: 22/04/2021 17:04

 (Foto: Reprodução/Instagram @chloeanaislopes)
Foto: Reprodução/Instagram @chloeanaislopes
A bailarina francesa do Balé Estatal de Berlim, Chloé Lopes Gomes, que acusou a prestigiosa companhia de racismo, vai renovar seu contrato e receber uma indenização financeira, anunciaram as duas partes nesta quinta-feira (22).

Lopes Gomes, que foi a primeira dançarina negra a ingressar no maior grupo de dança da Alemanha, deveria inicialmente deixar a companhia em junho, após não ter seu contrato renovado pela direção.

A dançarina de 29 anos denunciou na justiça que havia sido vítima de comentários racistas de um de seus superiores.

Ela o acusou de querer forçá-la a usar maquiagem branca.

Mas no final seu contrato "será renovado por uma temporada adicional e terminará no final da temporada 2021/2022", informou o balé em um comunicado, depois que ambas as partes chegaram a um acordo amigável perante um tribunal de Berlim.

A bailarina receberá ainda uma indenização de 16 mil euros.

“Esta é uma pequena vitória, mas um grande passo para o mundo do balé”, disse Lopes Gomes.

“Acho que isso vai trazer uma grande mudança”, acrescentou a artista, comprometida com o combate ao racismo no balé clássico.

Christiane Theobald, diretora interina do Balé Estatal, reconheceu que o litígio com a dançarina negra foi "um apelo ao despertar" deste tipo de discriminação em uma disciplina artística composta principalmente por brancos.

Além disso, frisou que a companhia aplica “uma política de tolerância zero ao racismo e a qualquer outra forma de discriminação”.

A Ópera de Paris anunciou em fevereiro que revisaria as condições para a contratação de artistas não brancos e que nomearia um "líder da diversidade", seguindo os passos da Ópera Metropolitana de Nova York.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Manhã na Clube com Rhaldney Santos -  12/05
Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca para grávidas
Anticorpos contra Covid-19 permanecem no sangue por pelo menos oito meses
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco