Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DINHEIRO

Rússia planeja não usar mais o dólar nos pagamentos internacionais

Publicado em: 22/03/2021 15:34 | Atualizado em: 22/03/2021 15:43

 (Foto: Pixabay / Divulgação)
Foto: Pixabay / Divulgação
De acordo com a declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, devido às sanções norte-americanas impostas à Rússia e a China, os riscos devem ser amortecidos e, por isso pretendem incentivar a não usar sistemas de pagamento internacionais controlados do Ocidente. "Precisamos reduzir os riscos de sanções fortalecendo nossa independência tecnológica, mudando para pagamentos em moedas nacionais e em moedas mundiais, alternativas ao dólar", afirmou.

O chanceler russo Sergei Lavrov ainda acrescentou que os países devem responder aos ataques. "Você vê como os Estados Unidos declararam sua tarefa de limitar as possibilidades de desenvolvimento tecnológico tanto da Rússia quanto da China", apontou o ministro.

Para Lavrov, a situação também sujeita a Rússia e a China a construir uma linha de desenvolvimento econômico e social de modo a não depender dos caprichos dos parceiros ocidentais. “Os EUA estão promovendo sua agenda ideologizada com o objetivo de manter seu domínio, impedindo o desenvolvimento de outros países. Essa política vai contra a tendência objetiva e, como se costuma dizer, está do lado errado da história", finalizou o chanceler.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco