Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

NAVIO

Presidente egípcio comemora operação no Canal de Suez

Por: AFP

Publicado em: 29/03/2021 08:27

 (Foto: SUEZ CANAL AUTHORITY / AFP)
Foto: SUEZ CANAL AUTHORITY / AFP
O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, celebrou nesta segunda-feira (29) o bom resultado da operação para desencalhar o porta-contêineres "Ever Given", bloqueado no Canal de Suez desde a última terça.

"Hoje, os egípcios conseguiram pôr fim à crise do navio encalhado no Canal de Suez, apesar da grande complexidade técnica do processo", tuitou o presidente nesta segunda, depois que a Autoridade do Canal anunciou que o gigantesco navio havia sido reorientado em 80% na "direção correta".

O porta-contêineres "Ever Given" foi reorientado em 80% na "direção correta", confirmou hoje a Autoridade do Canal de Suez (SCA). 

Continuam em curso as operações para fazer o navio voltar a flutuar.

De acordo com sites de monitoramento de tráfego marítimo, o "Ever Given" seguia parcialmente cruzado no Canal de Suez nesta manhã.

Al-Sissi destacou ainda que "os egípcios mostraram hoje que continuam estando à altura", lembrando que o Canal de Suez, inaugurado em 1869, foi escavado por "seus avós com a força de seus corpos".

O CEO da Royal Boskalis, a empresa matriz da firma holandesa contratada para ajudar a desencalhar o porta-contêineres que bloqueia o canal de Suez, advertiu hoje que o mais difícil ainda está por fazer.

"A boa notícia é que a popa está desobstruída, mas isso era o que considerávamos a parte fácil. O desafio continua sendo a parte dianteira", disse Peter Berdowski à rádio pública holandesa.

A parte dianteira do imenso navio segue "completamente bloqueada", acrescentou.

"Não se deve cantar vitória tão rápido. O fato de que tenha girado é a parte mais fácil", frisou.

Fazer flutuar este navio de mais de 220 mil toneladas e um tamanho equivalente a quatro campos de futebol continua sendo um "desafio", insistiu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Família Floyd volta a respirar: policial é condenado pela morte de homem negro
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco