Mundo

/Foto: SUEZ CANAL AUTHORITY / AFP
O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, celebrou nesta segunda-feira (29) o bom resultado da operação para desencalhar o porta-contêineres "Ever Given", bloqueado no Canal de Suez desde a última terça.
"Hoje, os egípcios conseguiram pôr fim à crise do navio encalhado no Canal de Suez, apesar da grande complexidade técnica do processo", tuitou o presidente nesta segunda, depois que a Autoridade do Canal anunciou que o gigantesco navio havia sido reorientado em 80% na "direção correta".
O porta-contêineres "Ever Given" foi reorientado em 80% na "direção correta", confirmou hoje a Autoridade do Canal de Suez (SCA).
Continuam em curso as operações para fazer o navio voltar a flutuar.
De acordo com sites de monitoramento de tráfego marítimo, o "Ever Given" seguia parcialmente cruzado no Canal de Suez nesta manhã.
Al-Sissi destacou ainda que "os egípcios mostraram hoje que continuam estando à altura", lembrando que o Canal de Suez, inaugurado em 1869, foi escavado por "seus avós com a força de seus corpos".
O CEO da Royal Boskalis, a empresa matriz da firma holandesa contratada para ajudar a desencalhar o porta-contêineres que bloqueia o canal de Suez, advertiu hoje que o mais difícil ainda está por fazer.
"A boa notícia é que a popa está desobstruída, mas isso era o que considerávamos a parte fácil. O desafio continua sendo a parte dianteira", disse Peter Berdowski à rádio pública holandesa.
A parte dianteira do imenso navio segue "completamente bloqueada", acrescentou.
"Não se deve cantar vitória tão rápido. O fato de que tenha girado é a parte mais fácil", frisou.
Fazer flutuar este navio de mais de 220 mil toneladas e um tamanho equivalente a quatro campos de futebol continua sendo um "desafio", insistiu.
Últimas

Mais Lidas
