Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

VENEZUELA

Maduro acusa Facebook de abusivo por bloquear sua conta

Publicado em: 29/03/2021 22:23

 (Foto: Yuri Cortez/AFP)
Foto: Yuri Cortez/AFP
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou como autoritária a decisão da empresa norte-americana Facebook de bloquear durante 30 dias a sua conta, após ter publicado informação sobre o medicamento antiviral Carvativir contra a Covid. "O Facebook, de maneira totalitária e abusiva, censurou-me sem aviso e sem protesto, estou censurado pelo Facebook. Eles pensam que estão acima da Constituição dos países, acima das leis nacionais", afirmou Maduro durante transmissão pela emissora estatal do país.

Um porta-voz do Facebook anunciou que decidiu bloquear o presidente venezuelano por violar a "política contra a desinformação sobre a Covid-19. Já o governo venezuelano manifestou seu repúdio em relação à decisão do Facebook. "O Ministério do Poder Popular para a Comunicação e Informação repudia de forma categórica uma nova arbitrariedade por parte da empresa responsável pela rede social Facebook", disse a chancelaria em um comunicado.

O comunicado ainda ressalta que a ação infringe os artigos 57.º e 58.º da Constituição do país, assegurando que o bloqueio por 30 dias carece de justificação e viola o direito de 1,2 milhão de usuários da conta. O documento destacou também que esta não é a primeira vez que o Facebook e seus aplicativos associados, como o WhatsApp ou Instagram, imputam o direito de "silenciar e sancionar" os conteúdos de Maduro, afetando "a utilização ética da liberdade de expressão, pensamento e opinião".

A conta do líder sul-americano Nicolás Maduro já foi bloqueada em duas ocasiões por publicar informação do antiviral criado pelo país, o Carvativir, e a molécula DR10, que assegura ter potencial para combater o vírus da Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 23/04
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco