Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MEIO AMBIENTE

Cidades do mundo todo apagam as luzes em prol da Hora do Planeta

Publicado em: 27/03/2021 17:36

 (AFP / Peter PARKS)
AFP / Peter PARKS
Cidades do mundo todo apagam suas luzes neste sábado (27/3), simbolizando a Hora do Planeta, que, este ano, coloca em evidência a destruição da natureza e os crescentes surtos de Covid-19.


Às 20h30 locais, o horizonte das metrópoles asiáticas, desde Cingapura até Hong Kong, escureceu, assim como em outros locais emblemáticos, como a Ópera de Sidney.

O evento anual chama a atenção para as mudanças climáticas e o meio ambiente. Este ano, os organizadores disseram que queriam destacar a relação entre a destruição do mundo natural e a incidência crescente de doenças -como a Covid-19 - que passam de animais para seres humanos.

Os especialistas acreditam que a atividade humana, como o desmatamento generalizado, a destruição dos habitats dos animais e as mudanças climáticas, estimulam esse aumento, e alertaram que podem ocorrer mais pandemias caso algumas medidas não sejam tomadas.

“Seja devido ao derretimento dos polos, à redução dos peixes no oceano e nos rios, ao desmatamento das florestas ou à perda generalizada da biodiversidade, a evidência de que a natureza está em queda livre está aumentando”, disse Marco Lambertini, CEO da WWF, que organiza a Hora do Planeta. "Isso se deve à forma como vivemos nossas vidas e dirigimos nossas economias. Proteger a natureza é nossa responsabilidade moral, mas perdê-la também aumentará a nossa vulnerabilidade às pandemias, acelera as mudanças climáticas e ameaça a nossa segurança alimentar", alertou.


Em Hong Kong, os habitantes assistiram dos decks de observação da cidade às luzes dos arranha-céus diminuírem, enquanto na capital sul-coreana, Seul, o histórico Portão de Namdaemun foi escurecido.

Outros lugares simbólicos que apagarão as luzes para comemorar a Hora do Planeta incluem a Torre Eiffel, na França, o Coliseu de Roma e o Portão de Brandemburgo, em Berlim, de acordo com os organizadores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco