Diario de Pernambuco
Busca

Alvos frequentes

Ao menos quatro mortos em ataque com mísseis contra refinarias na Síria

Por: AFP

Publicado em: 06/03/2021 11:09

 (Bombeiros lutam para controlar fogo (Aref Tammawi / AFP))
Bombeiros lutam para controlar fogo (Aref Tammawi / AFP)
De acordo com esta ONG sediada no Reino Unido, vários mísseis lançados por navios de guerra russos e forças aliadas do regime sírio caíram sobre refinarias de petróleo na região de Aleppo, de sexta à noite a sábado, e causaram um grande incêndio nesta área controlada pelas forças turcas e seus aliados sírios.

O incêndio levou horas para ser controlado e afetou cerca de 30 grandes tanques de petróleo bruto. As instalações de petróleo em Aleppo costumam ser alvos desses ataques, embora Moscou e Damasco nunca os reivindiquem.

Desde 2016, a Turquia controla algumas áreas do norte da Síria após operações militares contra o Estado Islâmico e forças curdas. A guerra que assola a Síria desde 2011 custou bilhões de dólares ao setor de hidrocarbonetos, cujas instalações foram, em muitos casos, destruídas pelo conflito.

Antes do início da guerra, a produção de petróleo bruto na Síria atingia 400.000 barris por dia. Hoje, é praticamente inexistente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.