Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

HIMALAIA

Índia e China acertam acordo para retirada de tropas em região no Himalaia

Publicado em: 10/02/2021 19:08

 (Foto: Arquivo/AFP)
Foto: Arquivo/AFP
O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, anunciou que a China e a Índia decidiram em comum acordo iniciar uma retirada ao mesmo tempo de suas tropas da disputada região no Himalaia. "Segundo o acordo alcançado durante a nona rodada de conversações entre os comandantes militares, as forças indiana e chinesa iniciaram em 10 de fevereiro (quarta-feira) uma retirada simultânea planejada das tropas da linha de frente nas margens sul e norte do lago Pangong Tso", nos Himalaias, diz o comunicado.

Entenda a disputa

A Índia e a China há décadas se encontraram envolvidas em constantes conflitos e  tensões militares por causa, sobretudo, da falta de uma fronteira demarcada na região de Ladakh, uma localidade que foi criada depois da guerra travada em 1962 entre as duas nações.

Em 2020, a situação no leste de Ladakh se intensificou após um grupo de aproximadamente 250 soldados chineses e indianos terem entrado em confronto no dia 5 de maio na zona de Pangong Tso. O saldo do enfrentamento resultou em mais de 100 feridos de ambos os lados. O fim do confronto aconteceu somente depois de uma mediação política realizada numa reunião entre os líderes locais.
TAGS: acordo | tropas | himalaia | china | índia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco