Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TURISMO

França multa Google por 'classificação enganosa' de hotéis

Por: AFP

Publicado em: 15/02/2021 11:11

 (Foto: AFP / STEPHANE DE SAKUTIN)
Foto: AFP / STEPHANE DE SAKUTIN
A França multou o Google em um milhão de euros por desenvolver uma "classificação enganosa" de hotéis com base em seus próprios critérios, que substituíram a classificação oficial, anunciou nesta segunda-feira (15) a brigada antifraude.

A agência abriu sua investigação em 2019 depois que proprietários de hotéis protestaram que o Google estava atribuindo estrelas com base em seus próprios critérios, e não as estrelas concedidas pela agência de desenvolvimento turístico France Atout.

Para aumentar a confusão dos usuários, o gigante americano usava o mesmo sistema de uma a cinco estrelas da France Atout.

Ao realizar verificações, o organismo constatou que vários hotéis tinham uma classificação inferior à oficial, enquanto outros tinham mais do que deveriam, "uma prática que é particularmente prejudicial para os consumidores, que foram induzidos ao erro sobre o nível de serviço que poderiam esperar".

A denúncia de "práticas comerciais enganosas" foi apresentada à Promotoria de Paris, que propôs um acordo de 1,1 milhão de euros que o Google aceitou.

Não é a primeira vez que o Google se encontra na mira dos reguladores franceses. Em dezembro, a agência de proteção de dados CNIL multou o Google em 100 milhões de euros por colocar "cookies" de publicidade nos computadores sem obter consentimento prévio dos usuários.

No mês passado, a gigante americana assinou um acordo com grupos de mídia franceses sobre o pagamento de royalties digitais, após meses de luta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco